Governo de SP anuncia projeto para construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes

Nova pista no trecho de serra terá 21,5 km de extensão e promete aumentar em 145% a capacidade para veículos pesados.

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Rodovia dos Imigrantes vai ganhar terceira pista. Foto: Divulgação/Ecovias

O Governo de São Paulo lançou nesta sexta-feira (10) o projeto para a construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), que conectará o Planalto Paulista à Baixada Santista. A iniciativa, desenvolvida pela concessionária Ecovias em parceria com o Estado, visa atender ao aumento do fluxo de veículos no Sistema Anchieta-Imigrantes e fortalecer a logística do Porto de Santos, o maior do Brasil.

A nova pista será composta majoritariamente por túneis (80% do trajeto) e viadutos, totalizando 21,5 km de extensão. Uma das estruturas, um túnel de cerca de 6 km, será a maior do tipo no país. O investimento inclui duas faixas de rolamento e um acostamento reversível, aumentando em 25% a capacidade total do sistema e 145% a descida de veículos pesados, como caminhões e ônibus.

Um marco para logística e segurança

O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da obra para a economia e a mobilidade do estado:

“Este projeto não só amplia o acesso ao Porto de Santos, mas também oferece mais segurança e conforto aos motoristas. É uma solução definitiva para um sistema viário essencial ao país.”

A inclinação média da pista será de 4%, permitindo tráfego mais seguro para veículos pesados. Além disso, túneis paralelos de emergência serão incorporados ao projeto, aumentando a segurança viária. A estrutura começará no km 43 da Imigrantes, com conexão ao Rodoanel Mário Covas (SP-021), e terminará no km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão.

Planejamento e etapas futuras

Após o anúncio, a concessionária iniciará a elaboração do projeto funcional, que será seguido pelos projetos básico e executivo. Estes documentos definirão prazos, técnicas de construção e o custo total do empreendimento. Em paralelo, estão sendo conduzidos os estudos de impacto ambiental, que deverão ser concluídos até o primeiro semestre de 2026.

A infraestrutura terá critérios rigorosos de engenharia e minimização de impactos ambientais, utilizando estradas de serviço já existentes e pontos de entrada reduzidos. A previsão é que o projeto atenda às demandas crescentes do Sistema Anchieta-Imigrantes e acompanhe o crescimento do Porto de Santos.

Impacto econômico e social

Com o projeto, o governo espera resolver gargalos de mobilidade e aumentar a eficiência do transporte de cargas. Além disso, o traçado prioriza a segurança, com pistas reversíveis para sentido da capital em casos de necessidade.

A obra é parte de uma estratégia de longo prazo do Estado para garantir a sustentabilidade e a competitividade logística, beneficiando diretamente o transporte de pessoas e mercadorias entre o Planalto e a Baixada Santista.

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