José Perigrino, veterano dos Bombeiros, recebe honraria da Alesp por serviço dedicado

bombeiro homenageado josé perigrino 1
José Perigrino - Alesp/Divulgação

José Perigrino, um veterano do Corpo de Bombeiros de 84 anos, foi honrado com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) nesta terça-feira (21). Com uma carreira exemplar de três décadas como salva-vidas e bombeiro, a homenagem, proposta pelo deputado Caio França (PSB), celebra seu compromisso e dedicação ao serviço público.

Nascido em Caicó (RN) e residente em São Miguel Paulista, na Zona Leste da Capital, desde 1962, Perigrino atuou em diversos municípios do litoral paulista. Sua carreira é marcada por atos de bravura e profissionalismo, destacando-se em 1967, quando foi nomeado “Bombeiro do Ano” após salvar uma vítima de afogamento no Parque Estoril.

amigos bombeiro homenageado josé perigrino
Amigos e familiares de José Peregrino – Alesp/Divulgação

Durante a cerimônia, o homenageado compartilhou reflexões sobre sua carreira e a importância do tratamento igualitário para todas as vidas. Perigrino enfatizou a necessidade de resiliência e dedicação na profissão, aconselhando os jovens bombeiros a superarem as dificuldades com inteligência e esforço.

“Estou aqui, vivo, grato a Deus, a toda a minha família e aos meus companheiros que trabalharam comigo”, expressou Perigrino, enfatizando o amor pela sua profissão e o reconhecimento recebido.

Mesmo após a aposentadoria, Perigrino mantém um estilo de vida ativo e continua vigilante, sempre pronto para ajudar, reiterando que um bombeiro verdadeiro é bombeiro para sempre.

Esta homenagem é um reconhecimento ao herói que dedicou sua vida ao bem-estar e segurança dos cidadãos de São Paulo, representando a bravura e a integridade do Corpo de Bombeiros.