A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) decidiu estender a campanha de vacinação contra a Influenza até o dia 15 de setembro. Até o dia 25 de agosto, a cobertura vacinal no estado era de 49,5%, um aumento em relação ao final de julho, que registrava 47,1%. Nos primeiros cinco meses de 2023, 6,1 milhões de doses foram aplicadas. Com as prorrogações da campanha, esse número saltou para 12.747.837 milhões de doses. A meta estabelecida para o Estado é alcançar uma cobertura de 90%.
Os sintomas da gripe incluem febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo. Grupos vulneráveis, como crianças menores de 6 anos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, estão mais suscetíveis a complicações graves, podendo resultar em óbito. Em 2023, a SES-SP registrou 241 mortes devido a complicações da Influenza. No entanto, houve uma redução de 22,4% em relação a 2022, que teve 275 óbitos confirmados. Por outro lado, o número de casos aumentou 50,3%, passando de 1.691 em 2022 para 2.543 até agosto de 2023.
A segurança da imunização
Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina contra a Influenza é considerada segura e eficaz. A cada ano, a composição da vacina é atualizada para combater as cepas mais recentes do vírus. Em 2023, a cepa do vírus H1N1 utilizada é diferente da usada no ano anterior. A vacina, composta por vírus inativados das três principais cepas em circulação no hemisfério sul, estimula a produção de anticorpos e a memória celular. Menos de 10% das pessoas vacinadas apresentam efeitos colaterais leves, como febre e mal-estar. Reações alérgicas são raras.
Gestantes podem receber a vacina sem preocupações. Estudos mostram que a imunização oferece mais de 60% de proteção contra o vírus influenza nos primeiros seis meses de vida dos bebês nascidos de mães vacinadas. O imunizante pode ser administrado em qualquer fase da gestação e também no puerpério.
Em 2023, além dos grupos prioritários, a vacinação foi estendida para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. A estratégia visa reduzir a transmissão da gripe, protegendo até mesmo quem não foi vacinado. A vacina está disponível em mais de 5 mil postos em São Paulo.
Combate às fake news sobre vacinas
O Governo do Estado lançou o site Vacina 100 dúvidas, que esclarece as principais questões sobre vacinas. A plataforma busca combater informações falsas e garantir a proteção da população.