Operação Escudo: balanço de 30 dias de atuação na Baixada Santista

operação escudo completa 30 dias de combate ao crime organizado na baixada santista
Foto: Polícia Militar/Divulgação

A Baixada Santista tem vivenciado uma intensa operação de combate ao crime organizado. A Operação Escudo, iniciativa da Secretaria de Segurança Pública, completa 30 dias neste sábado (26), e os números revelam o impacto significativo da ação na região, especialmente no tráfico de drogas.

Em um mês, 634 pessoas foram detidas pelas forças de segurança. Deste total, 240 eram foragidos da Justiça, acusados de crimes que vão desde falta de pagamento de pensão até delitos mais graves, como sequestro e homicídio. Muitos dos detidos são criminosos reincidentes, incluindo líderes de facções e traficantes.

Destaques da Operação em 30 Dias:

  • 28 de julho a 2 de agosto: A Polícia agiu rapidamente após a morte do soldado Reis, identificando e prendendo todos os envolvidos. Um dos líderes de uma facção, com várias passagens criminais, morreu em confronto com a polícia no primeiro dia da operação.
  • 2 de agosto: Um membro de uma facção criminosa foi preso na Rodovia dos Imigrantes, no bairro Vila da Saúde. Ele estava foragido desde março.
  • 7 de agosto: Durante uma abordagem de rotina, a polícia prendeu um homem com mandado de prisão por homicídio.
  • 11 de agosto: No bairro Paecará, no Guarujá, a PM Ambiental prendeu dois homens por tráfico de drogas e apreendeu drogas e dinheiro.
  • 13 de agosto: “Patinho”, membro de uma facção criminosa e procurado por homicídio, foi preso no Guarujá.
  • 18 de agosto: A polícia prendeu “Jeffinho”, que apareceu em um vídeo viral exibindo um fuzil em plena luz do dia.
  • 23 de agosto: “Vitinho” foi preso em uma casa de alto padrão no Guarujá. Ele também foi visto em um vídeo na Vila Baiana.

Além das prisões, a operação resultou na apreensão de 84 armas ilegais e 905 kg de drogas, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 2 milhões ao tráfico.

A Operação Escudo foi lançada em resposta à morte do soldado Reis, que foi baleado durante a operação Impacto Litoral. Mesmo após a prisão dos envolvidos na morte do policial, a operação continuou com foco no tráfico. Durante os 30 dias, houve 22 confrontos entre suspeitos e policiais, resultando na morte dos suspeitos. Todos os casos estão sob investigação.