Policiais Federais de São Paulo Suspendem Atividades em Mobilização por Reestruturação nesta quinta-feira

pf greve
PF/Divulgação

Nesta quinta-feira (16), os policiais federais do estado de São Paulo promovem uma mobilização significativa. Eles demandam que o governo federal cumpra a promessa de reestruturar as carreiras policial e administrativa, incluindo um reajuste salarial. A ação ocorre no Dia do Policial Federal, celebrado em 16/11, com uma concentração marcada para as 11 horas na Superintendência da Polícia Federal, na Lapa de Baixo, São Paulo-SP.

O Sindicato dos Policiais Federais em São Paulo (SINPF/SP) lidera o movimento, enfatizando a falta de progresso nas negociações com o governo. Susanna do Val Moore, presidente do SINPF/SP, expressa a insatisfação da categoria com a demora na implementação da proposta de reestruturação, apesar de sua aprovação pelo governo. A proposta, desenvolvida pela Direção-Geral da Polícia Federal em colaboração com entidades representativas, foi encaminhada em fevereiro ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e ao Ministério da Gestão e da Inovação nos Serviços Públicos, mas permanece sem resposta.

Delegados, agentes, escrivães, papiloscopistas, peritos e servidores administrativos da Polícia Federal confirmaram participação na mobilização, que também ocorrerá em outras delegacias do estado. A iniciativa em São Paulo segue o calendário nacional estabelecido pela Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF).

Segundo Susanna, a reestruturação visa corrigir uma “defasagem histórica” na remuneração dos policiais federais, menos valorizados entre as carreiras típicas de Estado. Ela destaca que outras carreiras no governo federal já passaram por reestruturações nos últimos 20 anos, exceto a Polícia Federal. A mobilização busca atenção e ação imediata do governo federal em relação a esta questão crítica.