São Paulo reforça segurança com 57 novas viaturas para a Guarda Civil Metropolitana

e gcm viaturas capital paulista
Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo entregou 57 novas viaturas para a Guarda Civil Metropolitana (GCM) nesta sexta-feira (10), elevando o total da frota para 328 veículos. Destas, 20 viaturas serão dedicadas ao patrulhamento da região central da cidade. A cerimônia de entrega ocorreu na Praça da Sé, com a presença do prefeito Ricardo Nunes.

O prefeito anunciou ainda a futura inclusão de 50 veículos elétricos à frota da GCM, planejados para março, como parte do compromisso da cidade em reduzir a emissão de poluentes. Ele destacou o investimento contínuo em equipamentos, armamentos e tecnologia para melhorar as condições de trabalho dos profissionais da GCM.

As novas viaturas incluem modelos Caoa Cherry Tiggo, GM Chevrolet S-10 e GM Chevrolet Spin, escolhidos por sua potência e agilidade, características essenciais para o trabalho eficiente da GCM nas ruas de São Paulo. Além disso, a Prefeitura ampliou o efetivo da Guarda com mais 1,5 mil novos agentes este ano, fortalecendo ainda mais a segurança urbana.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, liderada por Elza Paulina, ressalta o empenho do prefeito na área de segurança, enfrentando os desafios da metrópole. A região central, em particular, recebeu um aumento significativo no patrulhamento, com um total de 1.600 agentes da GCM e o reforço de 77 viaturas e 140 motos.

A GCM de São Paulo, a maior guarda municipal armada do Brasil, possui um efetivo de 7.050 guardas, distribuídos em cinco Comandos Operacionais e 32 Inspetorias Regionais, além de Inspetorias Especializadas.