Três pessoas foram presas na zona leste de São Paulo, na segunda-feira (1º), suspeitas de operar uma fábrica que produzia fios irregulares. A ação foi conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que interrompeu a produção substituindo cobre por alumínio na composição dos fios. A operação resultou na apreensão de mais de 14 mil rolos de fios.
A investigação foi realizada pela 3ª Delegacia de Investigações sobre Crimes Patrimoniais Contra Órgãos e Serviços Públicos (Disccpat), em colaboração com o 4º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). As autoridades identificaram que a substituição de cobre por alumínio comprometia a condução elétrica dos fios, aumentando o risco de derretimento e curtos-circuitos.
Com os mandados de busca e apreensão, os policiais foram até os endereços dos envolvidos. Além dos 14 mil rolos de fios, foram apreendidos 171 quilos de filamento, uma bobina com 1,8 mil metros e 300 adaptadores.
Os três administradores da fábrica foram presos em flagrante e enfrentarão acusações de associação criminosa e crimes contra as relações de consumo.