Sabor de SP 2023: Programa valoriza a gastronomia paulista com dez festivais e ações em todo o estado

Foto: Governo de São Paulo

São Paulo, 19 de julho de 2023 – O programa Sabor de SP, considerado o maior programa de valorização da gastronomia do país, teve início nesta semana em Campinas. A iniciativa promovida pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac, tem como objetivo destacar a culinária e a diversidade de sabores paulistas, mobilizando desde produtores até proprietários de restaurantes. O evento conta com a realização de dez festivais gastronômicos abertos ao público.

Segundo o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, o programa é uma grande realização para o turismo paulista, pois valoriza as riquezas gastronômicas de 35 municípios integrantes do Sabor de SP. A proposta é divulgar toda a diversidade de sabores para o público, promovendo a culinária, a cultura e a história paulista.

O Sabor de SP será realizado ao longo de dez semanas até 2024, percorrendo as dez rotas gastronômicas reconhecidas pelo Estado. O programa aquecerá a economia de 28 regiões turísticas de São Paulo, passando por municípios como Ribeirão Preto, Registro, Araçatuba, Campos do Jordão, São Carlos, Santos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Marília, além da edição na capital, São Paulo.

Em Campinas, a primeira edição do Sabor de SP teve início no último domingo (16), com a realização de uma press trip que envolveu cinco jornalistas visitando municípios que integram a rota gastronômica da região. A programação inclui visitas a vinícolas, queijarias, alambiques, restaurantes, fazendas e propriedades rurais. No dia 21, haverá capacitações no Senac Campinas, destinadas a produtores rurais e empresários do setor, além de uma aula-show com a renomada chef Carole Crema, madrinha da rota. A semana gastronômica será encerrada no dia 22 com um festival aberto ao público, que contará com a participação de dez produtores artesanais e cinco restaurantes, apresentando os destaques da culinária regional aos visitantes.

Cada edição do Sabor de SP contemplará a participação de jornalistas e influenciadores especializados em turismo, oferecerá capacitações relacionadas ao setor, apresentará as ações da secretaria e promoverá a interação com agentes públicos e privados locais por meio do gabinete itinerante. Além disso, haverá festivais gastronômicos gratuitos aos finais de semana.

O programa Sabor de SP conta com o apoio de instituições como o Sebrae, a Faesp, o Senar, a Aprecesp, a Amitesp, além de prefeituras locais, do Campinas CVB, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Fundo Social. As atividades acontecerão entre julho de 2023 e março de 2024.

Gabinete Itinerante

Durante a semana do Sabor de SP, no dia 21, será realizado o primeiro Gabinete Itinerante da Setur-SP, onde serão apresentadas as principais ações e programas da secretaria, e a equipe técnica estará disponível para atender demandas das prefeituras locais. Essa iniciativa tem como objetivo aproximar a secretaria dos municípios, promovendo agilidade e eficiência na descentralização das atividades turísticas.

Confira o calendário dos Festivais Gastronômicos Sabor de São Paulo:

  • Campinas: 22/07
  • Ribeirão Preto: 12/08
  • Registro: 26/08
  • Araçatuba: 23/09
  • Campos do Jordão: 07/10
  • São Carlos: 11/11
  • Santos: 25/11
  • São Paulo: 10/12
  • Presidente Prudente: 27/01
  • São José do Rio Preto: 24/02
  • Marília: 23/03