Rifaina: O paraíso ribeirinho do interior paulista que atrai milhares de pessoas

rifaina
Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Distante 475 km de São Paulo, Rifaina se destaca como um dos principais destinos turísticos do interior paulista, atraindo mais de 150 mil visitantes todos os anos durante feriados e finais de semana. Com uma população de pouco mais de 4 mil habitantes, a cidade se beneficiou da Usina Hidrelétrica de Jaguara, localizada às margens do Rio Grande, que separa os municípios de Sacramento (MG) e Rifaina (SP).

A represa formada pela usina deu vida ao Lago Jaguara, um espelho d’água de 33 quilômetros quadrados, que se tornou o cartão-postal da cidade. Este lago deu origem à praia artificial de Rifaina, que se transforma em um balneário movimentado nos finais de semana, com 1,5 km de extensão, perfeito para esportes náuticos, mergulhos e banhos de sol.

Desde o início dos anos 2000, Rifaina tem investido em sua vocação turística, com melhorias em saneamento, educação, saúde, segurança e serviços voltados para o turismo. Mais de 400 ranchos ribeirinhos foram construídos ao redor da represa, consolidando Rifaina como um ponto de referência para o Turismo Náutico.

Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, destaca: “Rifaina, que é Município de Interesse Turístico desde 2017, também criou uma Rota de Ciclismo com a adesão de centenas de interessados nesta modalidade. Além disso, o Turismo de Observação de Aves tem ganhado cada vez mais adeptos, incluindo ornitólogos e passarinheiros”.

Em 2023, o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) destinou quase R$ 340 mil para obras turísticas em Rifaina.

Como chegar a Rifaina:

Para chegar a Rifaina a partir de São Paulo, siga pela SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes), depois pela SP-330 (Rodovia Anhanguera) até a saída 318-A e, por fim, pela SP-334 (Rodovia Cândido Portinari).