Um novo relatório da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), publicado nesta quarta-feira, revelou as expectativas de ocupação para o feriado de Finados, que vai de 2 a 5 de novembro. A sondagem mostra que mais de 2 milhões de visitantes são esperados nos destinos turísticos do estado, movimentando uma quantia estimada de R$ 3,6 bilhões, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) ligado à Setur-SP.
O relatório estima que a ocupação dos meios de hospedagem para o feriado ficará em torno de 70% para todo o estado. Brotas, conhecida como a capital paulista do turismo de aventura, espera receber cerca de 25 mil turistas, com uma ocupação de mais de 95%. São Roque, famosa pela rota do vinho, deve atrair 60 mil turistas, com uma ocupação de 90%.
No litoral, a Baixada Santista e o Litoral Norte esperam uma ocupação média de 85%, enquanto as cidades do Circuito das Águas, como Holambra, Amparo e Monte Alegre do Sul, preveem ocupações que podem ultrapassar 80% durante os quatro dias de feriado. A maioria dos visitantes prefere se hospedar em hotéis e pousadas (42%), seguido por chácaras, sítios ou ranchos para aluguel (19%) e residências de veraneio (11%).
Além disso, a cidade de São Paulo se prepara para o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, que promete ser o maior evento esportivo do país durante o feriado. O evento deve gerar mais de meio bilhão de reais e atrair mais de 230 mil pessoas para Interlagos, sendo que mais da metade do público virá de fora da cidade. O GP de São Paulo é um importante impulsionador para a cadeia de turismo do estado, beneficiando hotéis, restaurantes e atrativos turísticos da cidade e do interior.