A Prefeitura de São Paulo deu início, nesta quarta-feira (7), às obras de recuperação do histórico Viaduto Santa Ifigênia, situado no Centro da cidade. Essa intervenção, a mais significativa em termos de restauro já realizada no viaduto, visa corrigir problemas estruturais graves identificados, tais como fissuras, infiltrações e a corrosão de suas estruturas metálicas. Com um orçamento de R$ 6,5 milhões, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em agosto.
Os problemas foram detectados em uma avaliação técnica que apontou para a urgência de uma intervenção, dada a deterioração das pastilhas do piso, essenciais não só para a estética, mas para a integridade física do viaduto. Como parte dos esforços para preservar as características originais dessa icônica estrutura, será feita a substituição das pastilhas por outras idênticas. Além disso, estão previstas a impermeabilização da laje, para resolver os problemas de infiltração, e a regularização da base, garantindo uma fundação mais sólida e duradoura.
A recuperação engloba a restauração de elementos arquitetônicos que foram descaracterizados ao longo do tempo, mantendo-se fiel ao desenho original do viaduto, conhecido por suas linhas no estilo art nouveau. Esta obra faz parte do Programa de Manutenção das Pontes e Viadutos da Prefeitura, que busca assegurar a segurança e a funcionalidade dessas estruturas essenciais para a mobilidade urbana.
O Viaduto Santa Ifigênia, com seus 225 metros de extensão, é um dos cartões-postais mais emblemáticos de São Paulo. Inaugurado em 26 de julho de 1913, ele conecta o Largo São Bento à Igreja de Santa Ifigênia, atravessando o Vale do Anhangabaú e a Avenida Prestes Maia. Importado da Bélgica e montado entre 1910 e 1913, o viaduto se tornou uma passagem exclusiva para pedestres nos anos 1970, após uma reforma que reforçou seu papel no cenário urbano e cultural da cidade.