Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os interessados devem se inscrever na Página do Participante até o dia 7 de junho. Esse prazo também vale para pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas em 3 e 10 de novembro, em todo o Brasil.
Para se inscrever, acesse a Página do Participante com o login único do Gov.br. Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la seguindo as orientações da plataforma. Na Página do Participante, estão disponíveis os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição e justificativas de ausência do Enem 2023.
Importante:
- A aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência em 2023 não garante a inscrição automática no Enem 2024. É necessário se inscrever no exame para participar.
- A taxa de inscrição é de R$ 85 para quem não é isento e deve ser paga até 12 de junho. O pagamento pode ser feito por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.
Nome social:
- Travestis, transexuais ou transgêneros receberão o tratamento pelo nome social automaticamente, conforme dados cadastrados na Receita Federal. Antes de se inscrever, verifique e atualize, se necessário, suas informações pessoais junto à Receita.
Prazo extra para o Rio Grande do Sul:
- Devido à calamidade pública no estado, os moradores do Rio Grande do Sul terão um prazo extra para se inscrever, com isenção garantida da taxa de inscrição. O MEC trabalha em um novo calendário para esse público. Mesmo assim, os moradores do Rio Grande do Sul podem se inscrever no período regular.
Orientações:
- No portal do Inep, há uma página com orientações e perguntas frequentes sobre o Enem, onde os participantes podem encontrar esclarecimentos sobre os principais questionamentos.
Enem:
- O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Instituições públicas e privadas utilizam os resultados do Enem em seus processos seletivos. As notas do Enem também podem ser utilizadas para acessar programas como Sisu, Prouni e Fies, além de serem aceitas por instituições de ensino superior em Portugal.