Exercício intenso de spinning leva influenciadora à UTI: Entenda o risco da Rabdomiólise

face kamila rigobeli
Foto: Reprodução

A influenciadora digital Kamila Rigobeli viveu uma experiência assustadora após participar de uma aula experimental de spinning. O que era para ser uma atividade física benéfica transformou-se em uma internação na UTI devido à rabdomiólise, uma condição grave relacionada ao exercício físico intenso.

Kamila relatou em suas redes sociais que, logo após a aula de spinning, começou a sentir desconforto, que evoluiu para dores intensas e uma alteração preocupante na cor de sua urina, que se tornou preta. Estes sintomas levaram à sua internação e ao diagnóstico de rabdomiólise, uma resposta do corpo a uma lesão muscular extrema.

A rabdomiólise ocorre quando há uma lesão muscular tão severa que as enzimas liberadas na “quebra” muscular superam a capacidade de metabolização do fígado e dos rins. Essa condição pode ser perigosa e requer atenção médica imediata.

Segundo o médico Fabrício Buzatto, membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exército e do Esporte (SBMEE), a rabdomiólise pode ocorrer com qualquer pessoa, mas aqueles com baixo condicionamento físico ou sedentários estão mais suscetíveis. Isso se deve ao fato de seus corpos não estarem acostumados ou preparados para o estresse de atividades físicas intensas.

Os especialistas enfatizam que não é apenas o spinning que pode desencadear essa condição. Qualquer atividade física intensa, praticada sem o devido preparo, alimentação e hidratação adequadas, pode ser um gatilho para a rabdomiólise. Isso inclui modalidades como crossfit, funcional, futebol e musculação.

Para evitar essa condição, os médicos recomendam cautela, especialmente para aqueles que estão começando ou retomando atividades físicas. A importância de não exceder os limites do corpo e manter uma boa hidratação antes e depois do exercício é crucial. Além disso, o acompanhamento de profissionais qualificados e a realização regular de exames são essenciais para garantir uma prática segura de atividades físicas.

A médica Karina Hatano, do Hospital Albert Einstein, reforça que, apesar dos riscos, a prática de exercícios físicos é benéfica e necessária. O segredo está no equilíbrio e na moderação, começando gradativamente e sempre sob orientação adequada.

Esta situação com Kamila Rigobeli serve como um alerta para a importância do cuidado com o corpo e a saúde, especialmente ao se aventurar em novas práticas esportivas ou intensificar o nível de atividade física.

@kamilarigobeli Como fui parar na Uti após fazer uma aula de spinnig! Isso pode acontecer com qualquer um que exagera nos treinos ou sem se exercitar com frequencia como eu! #academia #exercicios #spinning #superacion #musculação #foryoupage #fyp #CapCut ♬ som original – Kamila Rigobeli