Programa Mães Guardiãs de São Paulo abre inscrições para novas vagas; saiba como participar

A Prefeitura de São Paulo amplia o programa Mães Guardiãs para 7 mil vagas, trazendo novas oportunidades para mães desempregadas na capital paulista; inscrições devem ser realizadas nos centros de apoio ao trabalho e empreendedorismo.
Foto: Divulgação/Prefeitura SP

Na capital paulista, um projeto voltado para mães desempregadas na rede municipal de ensino ganha nova dimensão. O programa Mães Guardiãs, criado em 2021 pela Prefeitura de São Paulo, ampliou seu quadro para 7 mil vagas. Com foco na reintegração escolar e no desenvolvimento de hortas pedagógicas, o projeto estreita os laços entre família e escola, gerando oportunidades de trabalho e engajamento na comunidade.

Como se inscrever no programa

Para se candidatar a uma vaga no projeto, é necessário ter entre 18 e 59 anos, ser moradora de São Paulo, estar desempregada há mais de quatro meses sem receber seguro-desemprego e ter uma renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Além disso, é desejável ter uma ligação com a comunidade escolar.

Mesmo que atualmente não existam vagas abertas para o programa, as interessadas podem realizar a inscrição nos Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) para futuras oportunidades, além de ter acesso a diversos cursos gratuitos de capacitação e ofertas de emprego em diferentes setores através do site oficial.

Impacto e desenvolvimento

Na prática, as participantes desse projeto desempenham um papel fundamental na busca ativa por alunos com frequência irregular, atuando diretamente na vida desses estudantes e ajudando a promover uma reintegração bem-sucedida ao ambiente escolar. Além disso, o projeto abraçou a gestão de hortas pedagógicas nas escolas municipais, um passo que não apenas reforça a educação ambiental, mas também incentiva uma alimentação mais saudável e proporciona hortaliças frescas para a merenda escolar.

Depoimentos e transformações

Mães que participaram do programa relatam transformações significativas não só na vida dos alunos, mas em suas próprias trajetórias. Elenita da Silva Matos Soares e Simone de Almeida, moradoras da Zona Leste, encontraram no Mães Guardiãs não apenas uma oportunidade de emprego, mas uma chance de impactar positivamente a comunidade, auxiliando na reintegração de alunos e promovendo um ambiente escolar mais saudável e acolhedor. Ambas, inspiradas pelo trabalho desenvolvido, decidiram retomar os estudos, investindo respectivamente nas carreiras de Pedagogia e Serviço Social.

O caminho adiante

À luz do sucesso obtido até agora, a previsão é que o programa continue a expandir, proporcionando oportunidades para mais mulheres e beneficiando ainda mais estudantes e suas famílias. O Mães Guardiãs representa uma parceria frutífera e uma iniciativa essencial no atual cenário, promovendo não apenas a educação, mas um verdadeiro sentido de comunidade e apoio mútuo.

Para mais informações e inscrições, acesse: Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate)