Capital de SP avança na eletrificação de sua frota de ônibus com a inclusão de 50 novos veículos

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Foto: Leon Rodrigues/Secom/PMSP

São Paulo deu um importante passo em direção à sustentabilidade nesta segunda-feira (18), com a apresentação de 50 novos ônibus elétricos a bateria que passarão a operar na cidade. Com essa adição, a frota do sistema de transporte público municipal por ônibus agora conta com 270 veículos elétricos, incluindo 201 trólebus e 69 movidos a bateria.

A meta estabelecida pela prefeitura é ambiciosa: alcançar 20% da frota de ônibus movidos por energia sustentável até o final de 2024, totalizando 2.400 veículos. Esse movimento colocará São Paulo em uma posição de destaque no cenário mundial, ficando atrás apenas da China na eletrificação de sua frota de ônibus e possuindo a maior frota de ônibus movidos a energia limpa da América Latina.

 

Durante a apresentação dos novos veículos na Praça Charles Miller, no Pacaembu, o prefeito Ricardo Nunes destacou a responsabilidade da cidade em lidar com as questões climáticas, principalmente no que diz respeito à redução da emissão de gases de efeito estufa. A iniciativa está alinhada com o Programa de Metas da Prefeitura 2021-2024 e a Lei de Mudanças Climáticas, que visa a diminuição de 50% na emissão de gás carbônico fóssil até 2028 e sua erradicação até 2038.

Os novos ônibus, que são mais silenciosos e menos poluentes, prometem oferecer um transporte público mais moderno e confortável para os motoristas e passageiros. Eles foram adquiridos pelas concessionárias Transwolff, Transpass, Ambiental e Campo Belo, e irão substituir parte da atual frota de ônibus a diesel.

A infraestrutura de recarga necessária nas garagens será fornecida pela Enel X, que firmou contrato com as concessionárias. Os ônibus serão carregados durante a noite, garantindo autonomia para operar durante todo o período diurno.

Os modelos de ônibus incluídos pelas concessionárias variam em capacidade, com opções que acomodam de 69 a 93 passageiros, e todos possuem área para pessoas com deficiência. Os veículos são fabricados por empresas como Eletra, Caio, Mercedes Benz e Scania, com a inclusão de um veículo português produzido pela CaetanoBus.

Além de contribuir para a redução da poluição atmosférica, a iniciativa representa um avanço significativo na busca pela melhoria da qualidade de vida na cidade, impactando positivamente tanto a população local quanto a da Região Metropolitana.

A iniciativa conta com o apoio de organizações como o Conselho Internacional de Transporte Limpo – ICCT Brasil, C40 Cities e WRI Brasil, e faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura de São Paulo voltadas à sustentabilidade, que inclui o aumento da cobertura vegetal e a entrega de novos parques.