São Paulo lança Smart Sampa, sistema avançado de monitoramento por câmeras

Foto: Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (7), a implementação do Smart Sampa, um sistema de monitoramento que integra 20 mil câmeras inteligentes de segurança com tecnologia de biometria facial. O projeto, que visa aprimorar a segurança pública e otimizar diversos serviços municipais, também prevê a integração de até 20 mil câmeras adicionais de propriedade privada.

O prefeito Ricardo Nunes, ao assinar o contrato com o Consórcio Smart City SP, enfatizou a importância da proteção de dados no novo sistema. Ele explicou que, para garantir a segurança e evitar incorreções, o Smart Sampa foi desenvolvido com rigorosos controles e diretrizes.

Marcelo Aparecido Santana, representando a concessionária, esclareceu que a cidade de São Paulo foi uma das primeiras a adotar placas do tipo Mercosul em 2020, o que pode ter levado a problemas de legibilidade em algumas delas. O sistema também permitirá a identificação de demandas dos cidadãos, como questões relacionadas ao trânsito, limpeza urbana, iluminação pública, entre outras.

O secretário Rodrigo Oliveira detalhou o processo de notificação e fiscalização que levou à identificação de ônibus com placas irregulares. Ele também destacou a importância da integração de diversos órgãos do serviço público para melhorar o atendimento ao cidadão.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por sua vez, enfatizou que o sistema foi desenvolvido para garantir a proteção dos dados dos cidadãos, seguindo rigorosas diretrizes de segurança da informação e integridade ética. O secretário adjunto, Junior Fagotti, destacou a eficácia e agilidade que o sistema trará, permitindo respostas mais rápidas e precisas em situações de emergência.

O Smart Sampa também contará com um Conselho de Gestão e Transparência, responsável por garantir o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e assegurar que as informações sejam usadas exclusivamente para fins legais.

A instalação das câmeras será realizada em áreas estratégicas da cidade, incluindo escolas, unidades de saúde, parques e áreas de alta circulação. A expectativa é que a instalação das 20 mil câmeras seja concluída em 18 meses.