São Paulo celebra patrimônio histórico e cultural na nona edição da Jornada do Patrimônio

Alphonse Yémadjè – Símbolos dos Reis Ancestrais do Benim é uma das exposições inauguradas pelo Museu Afro Brasil em celebração ao Mês da Consciência Negra, no Parque Ibirapuera. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A cidade de São Paulo se prepara para a nona edição da Jornada do Patrimônio neste final de semana. O evento, que faz parte do calendário municipal, ocorre anualmente no terceiro final de semana de agosto e tem como objetivo sensibilizar os paulistanos sobre a importância da preservação e reconhecimento do patrimônio histórico, artístico e cultural da metrópole.

Para esta edição, a organização programou mais de 300 atividades, incluindo roteiros culturais, visitas a edifícios históricos, debates, palestras e exposições. O tema deste ano, “Se a cidade fosse minha”, faz referência a uma canção popular e busca abordar tópicos como inclusão, pertencimento e a recuperação de histórias esquecidas.

Entre os homenageados estão Emanoel Araújo, fundador do Museu Afro Brasil, e a icônica cantora Rita Lee. A programação traz ainda o lançamento da série “Memórias em Bronze”, que destaca a inauguração de estátuas de personalidades negras em São Paulo, e roteiros que exploram a história e cultura da cidade, como o território negro da Brasilândia e a Caminhada Heroínas Negras.

A diversidade também é celebrada com o roteiro “Porta de Boate”, que destaca a vida noturna LGBTQIAP+ da cidade, e passeios pelo centro que abordam a rica história de bairros como Vila Itororó, Bom Retiro e Carandiru.

Além das atividades educativas, a Jornada do Patrimônio também contará com apresentações musicais de artistas renomados, como Negra Li, Mc Bin Laden, Ellen Oléria, Orquestra Mundana Refugi e Linn da Quebrada.