Obra na Avenida do Estado em SP: conheça as rotas alternativas e evite congestionamentos

avenida do estado capital de sp
Foto: Prefeitura de SP/Divulgação

A partir desta quinta-feira (12), a Av. do Estado, situada na efervescente São Paulo, torna-se palco de uma operação de obras que visa recuperação e contenção da pista, com foco específico no trecho próximo ao emblemático Mercado Municipal. O projeto, desencadeado por descobertas preocupantes durante vistorias técnicas, abrange solapamento da pista e movimentação na parede de contenção que protege contra as águas do Rio Tamanduateí, entre outros problemas identificados.

Impactos Diretos no Trânsito

O primeiro movimento operacional ocorrerá já nesta quinta-feira (12), com a execução do tamponamento provisório do solapamento identificado na confluência das avenidas Mercúrio e do Estado. Esta fase inicial deve ser concluída durante o feriado. Na sexta-feira subsequente (13), os paulistanos que trafegam pela região precisarão lidar com a interdição da faixa da direita da Av. do Estado, sentido centro, sendo que a previsão de duração desta etapa é de 30 a 40 dias, enquanto se realiza a estabilização do solo ao lado do mercado.

Rotas Alternativas para Desvio de Tráfego

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ativará, na segunda-feira (16), desvio operacional para orientar e facilitar o trânsito dos que se deslocam pela Av. do Estado no sentido Ipiranga. As opções de desvio incluem:

  • Rua Carlos de Sousa Nazaré;
  • Rua da Cantareira;
  • Rua Comendador Assad Abdalla;
  • Rua Dr. Itapura de Miranda.

Adicionalmente, a Rua Cavalheiro Basílio Jafet também se apresenta como alternativa para quem visa seguir em direção ao Parque Dom Pedro. Painéis de Mensagens Variáveis Móveis e faixas de vinil serão estrategicamente posicionados para orientar os motoristas a partir da Marginal Tietê.

A obra, que inicialmente se estenderá por nove meses, assegura não apenas a manutenção da integridade das vias e redes subterrâneas, mas também protege uma construção com profundas raízes na história paulistana, o Mercado Municipal. A iniciativa enfatiza a importância de um planejamento urbano estratégico e salvaguarda da infraestrutura da cidade, prevenindo eventualidades que poderiam resultar em situações perigosas e caóticas.