Aumento na Visitação: Parques Estaduais de SP Registram 3,3 Milhões de Visitantes no 1º Semestre

Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Os Parques Estaduais de São Paulo têm motivos para comemorar. No primeiro semestre de 2023, essas áreas verdes registraram um aumento de 8,8% na visitação, totalizando mais de 3,3 milhões de visitantes. Os dados, fornecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), mostram um crescimento expressivo em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Um destaque é o Núcleo Itaim Biacica, parte do Parque Ecológico do Tietê. Em 2022, o local contabilizou 71.932 visitantes, número que saltou para 114.336 em 2023, um aumento impressionante de 59,03%. O parque, que abrange uma área de 140 mil m², oferece diversas opções de lazer, como quadras poliesportivas, playground, campo de futebol e quiosques com churrasqueira.

Outras unidades, como o Parque Estadual Chácara da Baronesa, em Santo André, e o Parque Ecológico do Guarapiranga, na capital paulista, também viram seus números de visitantes crescerem. O primeiro teve um aumento de 45,64%, enquanto o segundo cresceu 34,15%.

Em 2023, as unidades mais visitadas foram:

  • Parque Ecológico do Tietê – Engenheiro Goulart: 856.980 visitantes
  • Parque da Juventude: 628.367 visitantes
  • Parque Ecológico do Tietê – Helena: 605.794 visitantes
  • E outros, totalizando milhares de visitantes.

O Plano Estadual de Meio Ambiente, lançado em junho, destina R$ 2,13 bilhões para investimentos em diversas áreas, incluindo os Parques Estaduais. Deste montante, R$ 30 milhões serão alocados para manutenção e melhorias na infraestrutura de várias unidades.

Além disso, nove parques urbanos, sob a gestão da Semil, foram qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI/SP) para concessão ou permissão de uso. Esta iniciativa visa estudar a viabilidade de unidades como Belém, Guarapiranga, Juventude, entre outros.